segunda-feira, 21 de junho de 2010

Os problemas de saúde mais comuns nos bebes

Bicho geográfico

Coceira, dor e um mini-mapa nos pés do seu filho? É Uma dermatite causada pela contaminação da Larva migrans, micro-organismo presente especialmente nas fezes de animais. Cachorros que defecam na areia da praia, em geral, são os grandes causadores do problema porque contaminam o local onde as crianças irao sentar e brincar. Forma-se um traçado sinuoso na pele, preferencialmente na região da planta do pé que causa coceira e dor.
O tratamento é feito por meio de medicamentos tópicos recomendados pelo pediatra ou mesmo por um dermatologista.

Brotoejas


Durante o verão, podem aparecer bolinhas vermelhas pelo corpo da criança. Isso acontece devido ao suor e atinge preferencialmente o rosto, o pescoço e as dobrinhas.
Para evitar procure manter a pele dos pequenos sempre seca, embora em crianças mais suscetíveis o processo ocorra de qualquer forma. Dê preferência para roupas leves e frescas. Em geral as brotoejas não necessitam de tratamento médico, pois desaparecem com o tempo. No entanto, para resolver o incômodo, voce querida mamãe pode misturar uma colher de maisena em 1 litro de água fervente. Quando a mistura estiver morna, enxague o bebê com ela. Isso refresca e ajuda a minimizar o problema.

Bronquiolite

Choro e agonia são os sinais de que o bebê não está conseguindo respirar bem
O nariz começa a escorrer, surge uma febre baixa e, para piorar, acompanhada de uma tossinha teimosa justamente na hora em que o pequeno pega no sono. Os sintomas até aqui são idênticos aos de uma gripe. Só que, além desses sinais, algo chama a atenção: um ruído semelhante a um miado.
Tudo por culpa do vírus sincicial respiratório (VSR), ele é o principal agente causador de bronquiolite.
Durante o inverno, resguardar as crianças não significa confiná-las. Aliás, isso só favorece a estação da bronquiolite. É importante ventilar os ambientes. Uma medida mas que pode ajudar a afastar a doença, é caprichar na limpeza das mãos, principalmente depois de chegar da rua. Pelos nossos bebês devemos abusar de água e sabão e completar a higiene com álcool a 70º.

Catapora

Quando a catapora pega não resta dúvida: lá vem dias de muita coceira, febre e aflição O clima frio e seco dessa época do ano é prato cheio para a proliferação da doença, que ataca a criançada nas escolas, creches e berçários

Conjuntivite

Inflamação da membrana transparente que recobre o branco dos olhos. Pode ser causada por bactérias ou por vírus e tem como sintomas irritação, lacrimejamento, inchaço das pálpebras, aparecimento de secreção e deixa os olhos vermelhos. A única forma é evitar se relacionar com crianças e adultos que apresentem a doença, pois o contágio se dá por meio do contato físico do olho com as mãos, objetos e toalhas contaminadas. Além disso, procure lavar as mãos e o rosto do pequeno com frequência e trocar as toalhas com maior regularidade.

Hepatite
Pode ser transmitida por via oral, por alimentos ou água. É uma doença infecciosa causada pelo vírus HVA. Ele é transmitido por via oral ou por meio de alimentos (principalmente vegetais e frutos do mar) ou água contaminada. A hepatite A pode apresentar sintomas ou não. Quando eles aparecem, o pequeno pode ter febre, dores musculares, cansaço, mal-estar, perda de apetite e vômitos. A criança também costuma ficar amarelada e sua urina com cor amarronzada. Bebês não devem ingerir frutos do mar e alimentos mal cozidos. E a água deve ser filtrada ou fervida. Vale saber que, a partir do primeiro ano de vida, a criança já pode ser vacinada contra a hepatite A.

Infecção urinária

Febre, dor abdominal, irritabilidade, falta de apetite. Se esses sintomas tão comuns a outros problemas estiverem associados à vontade de fazer xixi a toda hora, em pequenas quantidades – às vezes, até uns pinguinhos escuros e malcheirosos –, eles podem sinalizar um problema conhecido como infecção do trato urinário. Caso a criança também reclame de ardência ao urinar e de dores na região lombar, aí não resta dúvida de que o mal deu as caras.
A doença é causada por bactérias e afeta duas vezes mais as meninas do que os meninos. Isso porque a uretra das garotas, o canal por onde escoa o xixi, é menor do que a dos garotos e está situada a poucos centímetros da vagina e do ânus. Essa localização facilita a migração dos microorganismos que vivem ali rumo ao trato urinário. Quando os invasores chegam à bexiga, o resultado é a cistite – o tipo mais comum de infecção urinária. Se eles subirem até os rins, podem deflagrar um quadro ainda mais grave: a pielonefrite, que causa uma febre altíssima.

A higiene do jeito certo

Para evitar a cistite, a anatomia das meninas requer cuidados especiais:
1) Na hora da troca de fralda, é preciso fazer a limpeza da frente para trás, ou seja, da vulva em direção ao bumbum.
2) Toda vez que fizer esse movimento, o algodão deverá ser descartado.
3) Se o bumbum estiver muito sujo, o certo é lavar com água e sabonete e depois secar bem.
4) Durante a limpeza, tanto de meninos como de meninas, é recomendável passar um algodão embebido em água morna e depois outro seco.
5) Se a menina não usa mais fralda, só o papel higiênico não bastará. É melhor passar um algodão úmido e secar depois. Quando ela fizer cocô, lave o bumbum com água e sabonete.

Laringite

Pode ser até que a dor nem apareça. Só que a dificuldade para engolir, a febre e aquela tosse seca – a famosa tosse de cachorro – deixam a criança pra lá de irritada. Assim é a laringite, inflamação da laringe, a parte da garganta onde se localizam as cordas vocais. Poluição do ar, infecções e alergias estão por trás do incômodo.O tratamento, geralmente à base de corticóides, deve ser seguido à risca. Caso contrário, o quadro pode evoluir para infecções mais sérias ou mesmo ocasionar problemas de voz.
Para prevenir a laringite, evite:

• compartilhar copos e talheres
• dar bebidas geladas para a criança
• banhos frios
• não dispensar umidificadores de ar nas estações mais secas


Otite

A grande causadora de choros e noites mal dormidas em bebês e crianças é a otite, um agravamento de um quadro de virose. O catarro do resfriado que se acomoda em canais auditivos pode causar a inflamação do ouvido. Isso acontece porque as secreções constituem um ambiente perfeito para bactérias oportunistas, praticamente uma incubadora. Choro intenso, inapetência, perda da fome e irritabilidade são alguns dos sinais do problema. Em geral, há febre inferior a 39 °C.
É uma doença que costuma surgir três ou quatro dias depois de um resfriado. O diagnóstico deve ser feito pelo médico com um otoscópio – aparelho próprio para isso. O método de apertar o ouvidinho para ver se a criança chora não é confiável. Diante da confirmação da doença, além de seguir a prescrição do pediatra, os pais podem esquentar a região com um lenço aquecido e promover a higienização nasal, a inalação e a sucção do catarro com uma bombinha manual. Manter o pequeno hidratado também é importante.

Otite externa

Toda infecção do ouvido é chamada de otite, porém a chamada otite externa afeta a região da orelha externa, que termina no tímpano. Sua causa mais comum é a contaminação por bactérias e fungos. Os sintomas são dor intensa e perda da audição e, em alguns casos, podem aparecer secreção e prurido.
O contato com a areia costuma provocar otite externa, portanto, a orelha dos pequenos deve ser higienizada sempre. Evite, no entanto, o uso de cotonetes, pois eles podem retirar a cera que protege o ouvido ou a empurram para dentro do canal auditivo.
Apenas o pediatra e o otorrinolaringologista podem determinar o tratamento adequado, pois ele envolve o uso de antibióticos e antifúngicos. Mas, para aliviar a dor da criança, a mãe pode aquecer o local.

Pneumonia

Depois de um resfriado ou gripe, há sempre o risco do quadro evoluir para uma bronquiolite ou até uma pneumonia. Ou seja, inflamações no pulmão. A pneumonia é grave. Causa tosse mais carregada, febre persistente, falta de ar e chiado no peito. Em alguns casos, a tosse pode levar ao vômito.
Diagnosticada a doença, a criança deve ser medicada conforme indicação do pediatra, hidratada e higienizada. É importante monitorar o estado geral e a temperatura do bebê, além de sugar o catarro do nariz com bombas próprias para isso.

Rubéola

Manchas vermelhas na pele podem ser sinal de rubéola. Embora também seja contraída por adultos, a doença é considerada infantil. Causada por vírus, ela costuma desencadear febre, dores de cabeça e musculares e aumento dos gânglios linfáticos, além das reações na pele. “ão há tratamento específico contra o vírus, por isso, a melhor alternativa é a vacinação. A aplicação deve ser feita por volta dos 15 meses de idade sob a orientação de um pediatra.

Sapinho

O nome científico do sapinho é monilíase. Trata-se de uma infecção causada por um fungo chamado candida albicans, o mesmo da candidíase. Ela pode aparecer na boca - língua, gengivas, parte interna das bochechas e até nos lábios - ou na região perineal, a área que é coberta pela fralda. O aspecto do sapinho é o de um restinho de leite que não sai. No períneo, ele costuma se manifestar na forma de bolinhas avermelhadas. Elas normalmente não geram incômodo, mas, em casos mais graves, podem causar dor, irritação e coceira. Nosso organismo hospeda uma série de fungos e bactérias que, em condições normais, vive em harmonia com esses bichos. Por algum motivo, seja por estresse ou baixa resistência, eles podem se multiplicar e deflagrar um problema. No caso do sapinho, a candida albicans se aproveita de uma situação de prejuízo imunológico. Como esse fungo gosta de lugares úmidos, ele costuma dar as caras em bicos de mamadeira ou chupetas não higienizados corretamente e até mesmo fraldas - a pouca ventilação cria um ambiente propício para a proliferação do microorganismo.
É importante estar sempre atento à higienização de tudo o que vai à boca do bebê. Além disso, arejar áreas cobertas pela fralda também ajuda no combate à formação de ambientes amistosos ao fungo. Fraldas úmidas devem ser trocadas o quanto antes.


V


Virose intestinal


As viroses também atacam o tubo gastrintestinal. O resultado pode ser cólica, vômito e diarreia, seguidos ou não de febre. Aqui a situação requer mais atenção. O principal risco é o de desidratação. É uma doença que provoca choros cíclicos na criança e irritação. No caso da diarreia, a evacuação acontece com mais frequência e pode apresentar laivos de sangue.
Se a criança começar a evacuar e vomitar com muita frequência, procure imediatamente ajuda médica. Bons hábitos alimentares e de higiene podem livrar seu filho deste mal. A amamentação é a melhor forma de hidratar o bebê até, pelo menos, os 6 meses. Para os mais velhos, sirva apenas comidas leves e naturais, como arroz, purê de batata com cenoura, maçã, suco de maçã e banana-maçã. Água e chá sem açúcar são bem-vindos também.

5 comentários:

  1. Oi JU!!! Obrigada pelo carinho! Seu blog tambem é otimo!! Vou passar sempre por aqui!
    Realmente falamos a mesma lingua, rsrs!
    Ei, vc lembra de mim? Jogamos xadrez juntas em Cornelio Procopio.

    ResponderExcluir
  2. ola boa tarde o meu bebe esta com bolinas vermelhas e vermelhidão no local oque eu faço?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia minha bb de 1 e está com a região da pepeka com carocinhos vermelho não sei oque alguém me ajude

    ResponderExcluir
  4. Meu bebe esta com a palma das mãos, pés e no corpo algumas bolinhas vermelhas. Nao parece coçar e tambem nao incômoda. O que deve ser ??
    Levei ele para brincar na areia parece que surgiu depois deste dia

    ResponderExcluir
  5. Meu bebe esta com a palma das mãos, pés e no corpo algumas bolinhas vermelhas. Nao parece coçar e tambem nao incômoda. O que deve ser ??
    Levei ele para brincar na areia parece que surgiu depois deste dia

    ResponderExcluir