terça-feira, 29 de junho de 2010

Como limpar os bichinhos de pelucia de seu filho

Bichos de pelúcia acumulam ácaros e poeira.
Por vezes, caem no chão e juntam sujeira.
Isso quando não são jogados de um lado a outro da casa e acabam engordurados e encardidos.
Por isso, é importante limpar os bichinhos sempre que necessário. O intervalo entre as lavagens varia de uma família para outra, podem variar a cada 15 dias, ou de acordo com a necessidade devido ao estado de higiene do brinquedo, contanto que deixe passar mais do que seis meses.

Onde lavar é uma decisão importante. O ideal é mandar para uma lavanderia especializada nesse tipo serviço, que conte com técnicas e produtos especiais para a higienização, principalmente se o bicho de pelúcia for grande, mas as queridas mamaes podem tambem lavar em casa.

Na máquina ou tanque? Os fabricantes costumam torcer o nariz para essas duas opções, alegando que os bichinhos deformam e podem perder coloração, mas não são poucas as mães que fazem isso e nunca tiveram problemas. A vantagem da máquina é que ela centrifuga e ajuda na secagem, evitando o mau cheiro de tecido que não secou direito. Já a lavagem a mão permite que se faça um trabalho mais delicado, principalmente se o ursinho, por exemplo, tiver muitos acessórios costurados ou colados.

Se optar pela maquina, é muito importante retirar todos os acessórios do bichinho. Isso vale para roupinhas, fitas, laços, sapatos e demais adereços. O problema é que o material desses itens costuma desbotar e pode manchar a pelúcia do brinquedo. É importante também avaliar a qualidade do bichinho. Se for muito baixa, ele pode não resistir a uma lavagem, além de colocar em risco a saúde do seu filho. Nesse caso, o melhor seria se desfazer do produto.
Depois de retirar todos os acessórios do bichinho, providencie um daqueles sacos de lavar roupas delicadas. Se não tiver, você pode amarrá-lo em uma fronha mesmo. Além de evitar o atrito com as pás da máquina, impede que partes do produto se percam ou danifiquem a lavadora. Em seguida, coloque o bichinho na máquina e selecione o modo suave de lavagem. Pode aplicar o sabão em pó do dia a dia.
Terminado o trabalho da lavadora, deixe o brinquedo em local arejado à sombra. A secagem ao sol é menos eficiente e deixa o produto com odor de tecido úmido.
Atenção querida mamae: tenha paciência, essa secagem pode demorar dias.

Já se optar por lavar a mao,apos tirar roupinhas e adjacentes, molhe delicadamente o bichinho, sem encharcá-lo. Evite o contato de partes fixas feitas de tecido colorido com a água. Eles podem soltar tinta e manchar a pelúcia. Use um sabão neutro – o de coco é uma boa opção. Coloque-o em uma bacia ou balde com água.
Algumas mães usam escovas delicadas, esponjas ou buchas, mas o ideal é ensaboar o produto com a mão mesmo. Enxágue com delicadeza, evitando molhar o miolo. Retirado o sabão, jamais torça o brinquedo, pois isso pode desfigurá-lo. No máximo, pressione a pelúcia levemente para tirar o excesso de água. Por fim, deixe secar à sombra, de preferência em dias de muito sol.

Atencao à secagem!
É uma etapa essencial da lavagem de bichos de pelúcia. Se o brinquedo ficar úmido, pode atrair fungos e causar problemas de saúde ao seu filho. Além disso, costuma apresentar um cheiro insuportável. Os raios solares são ótimos aliados de bichos de pelúcia, mas apenas quando estão secos no quarto. Nesse caso, sempre que possível, vale a pena deixá-los ao sol. Porém, depois da lavagem, o brinquedo deve ficar à sombra em local arejado. Caso contrário, as chances de ele ficar com odor forte são grandes.

E se o problema for acaros?
Uma dica pouco ortodoxa para quem quer eliminar totalmente os ácaros do bicho de pelúcia é colocá-los no refrigerador depois da lavagem. Use um saco plástico limpo para embalá-lo – os melhores são os que podem ser fechados a vácuo. Deixe de um dia para o outro. Será o suficiente.

Antes de lavar cheque!
Muitas crianças adotam bichos de pelúcia como objetos de transição para se sentirem mais seguras na hora de dormir sozinhas. A não ser que estejam realmente muito encardidos, eles não devem ser lavados porque o cheiro é uma referência importante para o bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário