quinta-feira, 10 de junho de 2010

Mamadeiras de Plastico?

Voce sabia que as mamadeiras de plástico tem o risco de liberarem substâncias tóxicas, como o bisfenol-A ou BPA?
Isso porque a maior parte das mamadeiras é fabricada com um tipo de plástico duro, transparente e quase inquebrável, chamado policarbonato. Esse material tem, na sua composição, uma substância conhecida como bisfenol-A ou BPA.
Especialistas descobriram que quando os objetos de plástico são expostos a altas temperaturas, como o aquecimento no micro-ondas ou no banho-maria, liberam a tal substância. Nem todas as mamadeiras contêm bisfenol-A na fórmula. O pediatra e toxicologista Sérgio Graff explica que produtos que utilizam o bisfenol tendem a liberar a substância quando aquecidos. "Se você esquentar a mamadeira, por exemplo, é provável que ela libere bisfenol-A e misture-se ao líquido. A dúvida é quanto à quantidade liberada".

É SEGURO OU NÃO?


Desde a década de 1990, discute-se se o bisfenol-a prejudica mesmo o desenvolvimento infantil. A substância liberada no alimento quando a mamadeira é aquecida e pesquisas feitas em animais sugerem que ela imita o efeito do hormônio feminino estrogênio. As consequências no corpo humano, sugerem as pesquisas, podem ser desastrosas: problemas no aparelho reprodutor (entre eles, diminuição da testosterona, aumento dos testículos e puberdade precoce), predisposição para câncer, diabetes e hiperatividade.
A Anvisa diz que não há motivos para se preocupar, pois o uso do bisfenol-a, dentro da quantidade estipulada pela lei (0,6 mg/kg), não é perigoso.
Além da falta de alternativas às mamadeiras de plástico, as informações sobre o material usado nelas são escassas, uma vez que não há necessidade de colocar o nome da substância na embalagem.

Esteja atenta!
aPara diminuir o contato com o bisfenol-a, você pode:

- Importar mamadeiras sem a substância. Normalmente, o bisfenol-a está presente no plástico número 7 (você vê essa identificação ao fundo do produto). Opte por números inferiores, como 3 ou 5 (normalmente, mais foscos). A de número 5 é feita de polipropileno.

- Não aqueça a mamadeira de plástico nem no microondas nem ao banho-maria. Melhor esquentar primeiro em um recipiente de vidro ou porcelana e, apenas depois, passar para a mamadeira

- Deixe o alimento o mínimo possível dentro do recipiente

- Renda-se ao vidro, mas fique atento enquanto seu filho o manuseia

- O momento da esterilização também pode liberar a substância, mas é necessário para garantir a limpeza da mamadeira. A saída, então, é esperar o recipiente esfriar, lavar em água corrente e, apenas depois, colocar o alimento na mamadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário