segunda-feira, 24 de maio de 2010

Desenvolvimento do bebe

Andar, falar, amar

Três verbos que estão entre as mais importantes aquisições nos primeiros anos da vida de nossos filhos. Ao ficar em pé e se deslocar, uma infinidade de possibilidades se abre à criança. Ela “não precisa de ninguém mais” para ir e muitas vezes alcançar o que quer.
Ao dizer as primeiras palavras, inicia uma nova forma de comunicação com o que a cerca. Ao amar, ela aprende a se relacionar, a estabelecer vínculos. A aquisição do andar e do falar ocorre naturalmente, conforme os bebes se desenvolvem. Mas é claro que nos, querida mamães, podemos ajudar, colocando afeto e espontaneidade no dia a dia. Podemos dar a papinha de olho na TV ou contando a criança o que ela está saboreando Já quanto a amar, seu filho aprenderá se for amado. Como diz o filósofo André Comte-Sponville “como alguém que nunca foi amado saberia o que é amor”.


Andar
Segundo a psicanalista, mestre e doutora em desenvolvimento humano, Gislene Jardim, a relação de amor e confiança com os pais é o pilar que motiva o bebe a se colocar de pé e caminhar. A criança não anda de forma automática, ela o faz porque alguém espera isso dela, a chama para que se levante e caminhe. A confiança e o carinho pelo bebe é o que o motiva a superar os desafios e dar seus primeiros passos.
Porém, alem da motivação pelo amor, os pais podem ajudar seus filhos da seguinte maneira:
Oferecer um espaço adequado, se distanciar cerca de um metro e chama-la, podendo atraí-la também através de brinquedos. Se por acaso seu filho tropeçar ou derrubar algo, alerte-o de forma carinhos, para não assustar e atrasar seu desenvolvimento. Andar com um ano de idade é um parâmetro que pode variar de acordo com a genética da criança, o meio onde vive,e principalmente o carinho e estímulos que recebe.

Apesar de nao recomendado, o andador foi um otimo calmante e intreterimento pro Guilherme nos ultimos 4 meses. Ele lhe permitiu maior independencia para brincar, descobrir e nao impediu que o Gui aprendesse a se levantar e se equilibriar como faz hoje na sua fase de 10 meses. Procurando nao ficar anciosos, apenas estamos lhe ensinando e encorajando que é nosso papel.







Falar
O jeito que os pais falam com seu bebe, chamado de manhês, ajuda a criança a se desenvolver e a ensaiar as primeiras palavras.
Manhês, se refere ao falar mole, uma fala meio cantada, que os pais utilizam para se comunicar com seu filho, não de forma intencional, mas como afeto espontâneo. Inconscientemente, dessa maneira, os pais acabam pondo essa linguagem como um meio de demonstrar carinho e afeto, interferindo, de maneira positiva, no processo de aprendizado da oralidade da criança. Sem saber, através do manhê, os pais traduzem o amor e repertório intelectual em palavras. E esse conhecimento contribui para o desenvolvimento da criança.
Primeiro vem os gemidos, depois os sons aleatórios e as primeiras silabas repetidas, como mama, papa. Aos 2 anos, a criança compõe frases simples para, depois, falar com fluência, variando de criança para criança.
Incentive: insira seu filho em suas atividades rotineiras, sempre lhe descrevendo o que irão fazer, o que esta acontecendo. Cante e quando possível solicite sua ajuda. Conte histórias, canções, narre filmes e desenhos.




Amar
O verbo amar já foi explicado no primeiro post do blog:
O amor que a criança experimenta em casa a ensina a se relacionar com outras pessoas e a amá-las também. O amor que o pai e a mãe sentem, precede qualquer estímulo para amá-lo. E é esse sentimento que assegura a criança, à medida que ela cresce, o direito de testar os limites dentro de casa. As situações vividas em casa podem ser encaradas como um treino para a vida, pois a partir destas que a criança aprenderá como se relacionar com outras pessoas, um treino que não pode ser traduzido em palavras, pois não existe vocabulário suficiente para acolher todo o amor dos pais pelos filhos; dai a importancia de participar ativamente da vida da criança.
De acordo com o filosofo francês André Cmte- Sponville, desde bebês as crianças estão especialmente atentas à interação amorosa; dizer que ama não da conta de tudo: ter um filho é um aprendizado contínuo da criança e, ao mesmo tempo, do pai e da mãe; por tanto é preciso aprender a exprimir os próprios sentimentos.
É só por amor que os pais aceitam choro estridente e mesmo malcriações sem tamanho, mesmo que pareca um tanto assustador, estabelecer regras é uma das melhores coisas a ser feita para crianca, e é assim que seu filho vai entendendo por qual caminho deve seguir.
É dessa maneira que voce percebe o quanto pode ser maravilhoso ajudar um ser humano a crescer, em todos os sentidos.
É o amor que transforma voce e seu filho, por toda vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário