quinta-feira, 20 de maio de 2010

A chegada de um bebê


A chegada de um bebê é um presente mágico. A emoção, seja para pais de primeira viagem ou não, é sempre diferente, os planos mudam, as responsabilidades aumentam.. euforia, felicidade, anciedade e até mesmo preocupações marcam sua chegada.
O vinculo afetico entre pais e filho pode acontecer desde a concepção, quando os genitores formam imagens mentais da relação com o bebê. Desde já os pais já aprendem o amor, amam simplesmente porque ele está para chegar.
O amor que a criança experimenta em casa a ensina a se relacionar com outras pessoas e a amá-las também. O amor que o pai e a mãe sentem, precede qualquer estímulo para amá-lo. E é esse sentimento que assegura a criança, à medida que ela cresce, o direito de testar os limites dentro de casa. As situações vividas em casa podem ser encaradas como um treino para a vida, pois a partir destas que a criança aprenderá como se relacionar com outras pessoas, um treino que não pode ser traduzido em palavras, pois não existe vocabulário suficiente para acolher todo o amor dos pais pelos filhos; dai a importancia de participar ativamente da vida da criança.
De acordo com o filosofo francês André Cmte- Sponville, desde bebês as crianças estão especialmente atentas à interação amorosa; dizer que ama não da conta de tudo: ter um filho é um aprendizado contínuo da criança e, ao mesmo tempo, do pai e da mãe; por tanto é preciso aprender a exprimir os próprios sentimentos.
É só por amor que os pais aceitam choro estridente e mesmo malcriações sem tamanho, mesmo que pareca um tanto assustador, estabelecer regras é uma das melhores coisas a ser feita para crianca, e é assim que seu filho vai entendendo por qual caminho deve seguir.
É dessa maneira que voce percebe o quanto pode ser maravilhoso ajudar um ser humano a crescer, em todos os sentidos.
É o amor que transforma voce e seu filho, por toda vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário