segunda-feira, 16 de agosto de 2010

ADENOIDE, um terror noturno para nossos bebes

Embora muitas mães não tenham conhecimento, o problema da adenóide em crianças é mais comum do que se imagina. Na verdade, adenóides - localizadas na parte de trás do nariz e do palato mole - não representam uma doença, mas sim fazem parte da anatomia do ser humano.
Ela é típica na fase infantil, até os seis anos. É resultado de constantes infecções nas vias aéreas superiores, como, rinites, sinusites, alergias e infecções crônicas por bactérias e vírus. E ainda de roncos ou apnéia noturna (parada da respiração durante o sono). Muitas mães acabam descobrindo o mal não só por causa das infecções, mas sim quando observam roncos e até que a criança dorme com a boca aberta.
Conforme estudos médicos, quando os antibióticos não resolvem o mal é necessário fazer a cirurgia. A operação mais comum é feita com cureta de beckman. Como a adenóide começa a diminuir após os seis anos, especialistas indicam a cirurgia para depois desta idade. É um procedimento simples onde criança pode ir para casa no mesmo dia, ainda que leve anestesia geral.
Caso a cirurgia não seja realizada, a criança pode ter conseqüências graves, entre elas, infecções freqüentes no ouvido, sono agitado, cansaço e até mesmo retardo no crescimento, perda auditiva ou hipertensão pulmonar, o que dificulta no seu processo de desenvolvimento.
É importante queridas mamães que procurem um otorrino assim que desconfiarem dos sintomas. Apenas com um raio-X de perfil e um exame chamado de nasofibroscopia, já é possível detectar o problema no próprio consultório.

2 comentários:

  1. Excelente texto. Passamos pelo estresse de 2 cirurgias em nossa filhinha recentemente. Adenoidectomia com 2,5 anos e apenas 5 meses depois teve que se submeter à amigdalotomia, devido a tantas apneias que apresentava conforme mostro em videos em meu blog http://amigdalaseadenoides.blogspot.com.br/
    Obrigado por ajudar, pois há diversos pais aflitos neste momento com os mesmos problemas.

    ResponderExcluir
  2. tenho uma filha de 1 ano e 8 meses,esta com respiraçao ofegante e ronca como a um adulto,dorme com a boca aberta, tem hora que parece que vai parar toda a respiraçao.

    ResponderExcluir