terça-feira, 13 de julho de 2010

"A encatandora de bebes"

Mamães de primeira viagem precisam de conselhos práticos. Isso é fato! Mas a tensão natural das primeiras semanas pode ser amenizada com as informações certas.

Será que os pais devem desistir do sono e de toda a vida durante o primeiro ano do bebê ? Tracy Hogg aposta que não.

O livro "Os Segredos de uma Encantadora de Bebês", da inglesa Tracy Hogg, é dessas leituras que aliviam a barra da mamãe desorientada, seja ela novata ou não.

O tom é bem-humorado e as informações são bem organizadas. A autora é mãe, enfermeira, especialista em maternidade e tratamento de recém-nascidos. Há mais de dez anos dá cursos e consultoria individualizada aos pais e, por isso, ganhou o apelido de “encantadora de bebês”.

Ela dá dicas de como entender os sinais do seu pequeno ser, identificar o temperamento dele, como fazer o bebê comer, brincar, dormir em horários programados, além de dar conselhos para eliminar desde cedo os maus hábitos (de pais e bebês) em apenas 3 dias.

Segundo leitores o livro é excelente, começa falando sobre os diversos tipos de personalidades de bebês, com dicas para você saber em que grupo seu filho se encaixa, e a partir daí as dicas levam em conta as características de cada bebê, mas no geral o segredo é um só: manter desde o 1o dia uma rotina estruturada, porque é dentro da rotina que o bebê se acalma, ele precisa saber o que virá depois.

Os leitores ainda frisa que com o livro, pode-se perceber que:
a) não é verdade que todo recém-nascido tem cólica - aliás, acho que poucos têm cólicas realmente, a maioria chora ao anoitecer em razão da sobrecarga de estímulos a que foram expostos durante o dia (barulho demais, luz demais, agito demais);
b) é possível, sim, ter uma noite de sono tranqüila mesmo tendo um bebezinho em casa (com as dicas do livro e a aplicação de uma rotina estruturada).

Como o livro da Encantadora de Bebês era dirigido somente aos primeiros meses de vida, posteriormente a autora publicou outro livro, desta vez voltado à solução dos problemas que os pais podem enfrentar ao seguir suas dicas durante toda a primeira infância do filho.

Questões como “meu filho não quer comer”, “ele tem 1 ano mas ainda acorda de madrugada”, “era um anjo, mas agora virou um pittbull e morde todo mundo” podem ser facilmente resolvidas com as dicas desse segundo livro, bem mais abrangente do que o primeiro (”A Encantadora de Bebês Resolve Todos os Seus Problemas” - Ed. Manole).

Então fica a dica para quem é pai/mãe, não importa se de 1ª, 2ª ou 3ª viagem, e também para quem quer dar um bom presente para aqueles amigos especiais que acabaram de descobrir que vão ter um bebê!

Preciso providenciar esse livro....
Queridas mamaes sejam bem vindas a darem outras dicas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário