A criança desenvolve o paladar dede o nascimento, e por isso é necessário temperar as papinhas de maneira adequada, para estimular o aprendizado de sabores.
A principal regra é usar pouco sal, pois com as ervas já se é possível garantir o sabor. Vinagre, pimenta e curry não devem ser utilizados. As papinhas podem ser temperadas com cebola, alho, limao ou azeite. As salsinhas, cebolinha, salsão, manjericão, orégano e coentro pode ser utilizadas se for em pequenas quantidades, evitando assim comprometer o sabor natural da refeição.
Já as papinhas doces, não precisam de aromatizantes como açúcar, canela cravo ou mel. O açúcar deve ser evitado para os bebes, a curto prazo pode prejudicar a dentição, provocando cáries, principalmente se a boca do bebe não for higienizada corretamente. Em excesso e a longo prazo o açúcar favorece a obesidade e a diabetes (se houver histórico familiar). Não há necessidade de adicionar açúcar à alimentação da criança antes de um ano de idade e a partir de então seu consumo deve ser moderado.
Mel
Apesar de rico em nutrientes, o mel não é indicado para bebes menores de 1 ano. Nele existe uma bactéria (Clostridium botulinium causadora do botulismo) , resistente até mesmo ao processamento industrial, que pode fazer mal aos pequenos.
(Nutricionista Andréia Veiga – Pequenos Gourmets)
Ai vai uma dica, sem contra indicacao, ja acostume seu bebe com frutas, gostosas e doces naturalmente!
sexta-feira, 21 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário