Como as crianças não sabem falar, seu meio de comunicação está no choro, no sorriso, no olhar ou mesmo nos gestos. Cada um tem seus significados e a mãe, quando atenta, é capaz de identificá-los corretamente.
SONO
O choro quando estridente, intenso, constante e monótono pode significar sono Isso depende da agitação do bebe. Em alguns casos a criança não consegue dormir por ter passado um dia agitado, em ambientes diferentes ou simplismente por ter passado muito de seu horário habitual de dormir Nesse caso pegue a criança no colo, cante uma canção de ninar e procure andar bem devagar com o bebe.
DESCONFORTO
Choro mais suave e fraquinho é normalmente sinal de desconforto. Para amenizar, procure leva-lo ao colo e ainda faze-lo arrotar, caso seja indisposição estomacal.
DOR
Quando a criança está com dor, ela da um grito agudo, seguido de um pequeno intervalo. Logo após, inicia-se um choro intenso e forte, provavelmente acompanhado de gritos. A dor pode ter diversas origens Se não identificar algo simples leve-o ao médico.
PEDINDO ATENÇÃO
Este é um choro com apelo emocional, normalmente continuo e baixo, procurando por atenção ou colo. É importante que a mãe identifique se o bebe tem se sentido muito sozinho ou se tem se acostumado com muita atenção.
CHORO DE CÓLICA
Pode ocorrer várias vezes aleatórias durante o dia. A cólica é causada por movimentos intestinais devido a alimentação, podendo ocorrer sempre nos mesmos horários. Nesse caso o choro é intenso e pode durar bastante tempo.
CURIOSIDADE
* Você sabia que os recém nascidos não produzem lágrimas?
Isso porque seus canais lacrimais são muito eficientes na remoção do excesso de liquido das glândulas produtoras de lagrimas. Apenas a partir da terceira semana, você conseguirá ver seu bebe derramando alguma lágrima!
* Criança não sabe fazer birra até completar cerca de 1 ano. Portanto, assim que ouvir um chorinho, procure verificar as possíveis causas podendo ser: fome, fralda suja, mal-estar, frio, calor, irritação, sono ou mesmo tristeza.
*É normal que os bebes chorem com mais freqüência quando tem de seis a sete semanas e não se desespere, um quarto dos bebes tem períodos de choro constantes, sem razão aparente.
Fonte A Bíblia da gravidez Dr Wladimir Taborda e Dra Alice D’Agostini Deutsch.
Nenhum comentário:
Postar um comentário