domingo, 30 de maio de 2010
BEM NA FOTO
“São duas as recomendações para os pais fotógrafos: esteja sempre com a máquina em mãos seja e aproveite a distração das crianças para ciclá-las. Assim, as imagens ficam incriveis, pois capturam o que você não conseguiria em uma foto que foi posada: o natural espontâneo e a liberdade”.
A idade mais espontanea do meu pequeno Guilherme: 10 meses e seus 4 dentes!
sexta-feira, 28 de maio de 2010
Lei das cadeirinhas em automóveis
De acordo com o Ministério da Saúde, no ano de 2008, 280 crianças menores de 9 anos morreram em acidentes com automóveis. Desse total, 102 crianças tinham entre 1 e 4 anos e 57 bebês tinham menos de 1 aninho. Os acessórios de retenção, como as cadeirinhas, são planejados para proteger a criança em casos de acidente e utilizar o acessório errado pode fazer com que ela se machuque.
No início de junho, se torna obrigatório o uso de cadeirinhas em automóveis para crianças menores de 7 anos e meio. De acordo com o artigo 168 do Código de Trânsito Brasileiro, a multa prevista para quem descumpre as normas para o transporte de crianças é R$ 191,54, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e a retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada. O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) informa que os motoristas podem ser multados mesmo que não sejam abordados. A multa pode ser aplicada pelos órgãos fiscalizadores estaduais, municipais e pela Polícia Rodoviária Federal.
Lembrando que, a lei não se aplica aos veículos de transporte coletivo, como táxis, veículos escolares e aos demais veículos com peso bruto total ou superior a 3,5 toneladas, porém pelo nossos pequenos, todo cuidado sempre é pouco.
quinta-feira, 27 de maio de 2010
Felicidade na infância
Se há uma coisa que todo pai e mãe, gostam é ver o filho feliz.
Por isso um estudo britânico feito com 200 mil jovens de 6 a 14 anos, causou espanto ao sugerir que apenas 11% disseram que são muito felizes. Por outro lado, 82% afirmaram sentir felicidade quase o tempo todo: metade dos entrevistados teme a separação dos pais, fator que pode explicar o primeiro resultado.
Para a criança, grande parte da felicidade está relacionada a segurança que ela tem na família. Apesar de que, ninguém é feliz o tempo todo, tampouco faz bem, devemos nos lembrar que nossa felicidade contagia a criança, assim como a felicidade dela nos contagia. Portanto, aprenda a ser feliz tambem, fique com algumas lições que as crianças podem lhe ensinar sobre como ser realmente feliz:
1. Viva no presente
As crianças têm uma forma fantástica de viver a sua vida, vivem apenas um momento de cada vez. Os seus sentimentos são normalmente reflexo, apenas reflectem aquilo que lhes está a acontecer naquele momento. Por vezes têm pensamentos negativos, mas é normalmente por disputas relativas aos seus brinquedos, no entanto sempre que se distraem com alguma coisa nova rapidamente se libertam desses pensamentos e emoções.
Nós, como adultos, devemos perder a mania de nos mantermos chateados e revoltados bastante tempo, mesmo depois desses sentimentos terem passado. Inclusive, em acumular ressentimentos e preocupações, vivendo mais do passado do que o presente. As coisas boas que vão acontecendo, devem vir em primeiro plano.
2. Use a imaginação
Todas as crianças usam e abusam da imaginação, quer estejam a brincar ou a fazer um desenho. Adoram “fazer de conta” e ficam sempre super encantadas com histórias de magia e coisas que são humanamente impossíveis. Mas se pensar um pouco nisso a imaginação é a semente para a alegria. Quando você se deixa levar pelos seus sonhos, são libertadas endorfinas no seu organismo que lhe dão uma sensação de prazer, quase como se já estivesse a viver aquilo que sonha.
É engraçado que em adulto nos esquecemos de usar a nossa imaginação. Na escola fomos ensinados a ser mais analíticos e a deixar de parte a imaginação. Isso fez com que ficasse-mos mais rígidos em relação aquilo que fazemos e às coisas que achamos possíveis e atingíveis. E quando as coisas não acontecem de acordo com o esperado ficamos chateados, estamos menos susceptíveis a novas possibilidades, tudo porque fomos perdendo a nossa capacidade imaginativa.
3. O céu é o limite
Para uma criança tudo na vida é possível. O céu é o limite, têm toda a sua vida pela frente e ainda não foram limitados a ficar conformados com o “possível” e “alcançável”, para uma criança basta sonhar e esperar que o sonho se concretize.
Lembre-se que nunca é tarde demais para realizar os seus sonhos. Basta para isso que não permita que lhe digam que não é possível ou que o seu tempo já passou, não deixe que os outros limitem as suas acções. Nem muito menos se deixe conformar com o que tem, procure sempre realizar os seus sonhos. Viva sobre o lema, “alcançar o sonho ou morrer a tentar”, vai ver que qualquer que seja o obstáculo será muito mais fácil sorrir quando sente que está no caminho certo.
4.Dê mais valor às coisas simples da vida
As crianças estão sempre alegres porque encontram divertimento em todas as coisas mesmo nas mais simples.
A melhor forma de valorizar aquilo que tem é fazendo uma lista com tudo o que tem na sua vida pelo qual está agradecido. Tente lembrar-se daquelas coisas simples mas que sem as quais você não se sentiria feliz. Normalmente são as coisas mais simples que sentimos mais falta quando passamos muito tempo longe de casa ou quando nos separamos de alguém que nos faz sentir feliz. Ser agradecido por tudo o que já tem é um grande passo para se sentir muito mais feliz.
5. Cultive bondade interior e confiança nos outros
Todas as crianças têm uma intrínseca bondade e inocência. Elas não fazem nada com intenção de magoar ninguém nem pensam que alguém a queira magoar. Sem esse tipo de intenções ou preocupações é fácil estar apenas alegre durante todo o dia.
Imagine como seria o mundo se todos nós pudéssemos trabalhar em conjunto com confiança mútua. Os adultos deveriam aprender com as crianças e colocar de lado as suas diferenças e olharem uns pelos outros. O amor gera felicidade.
7. Tenha plena confiança em ver concretizados os seus desejos
É incrível a confiança que as crianças têm de que os seus desejos serão concretizados. Por diversas vezes vi uma simples criança dominar completamente um adulto com a sua persistência e sem nunca desistir de acreditar que vai conseguir os seus intentos.
Será que os adultos acreditam da mesma forma de que os seus sonhos serão realizados? Provavelmente não. Acreditar que é possível faz com que passe a ser possível. Apenas depende de si, todas as coisas que existem tiveram início no pensamento de alguém.
Queridas mamaes, deixe a criança que existe em si assumir o controle!
E partilhe conosco sua experiencia com as criancas e o tem aprendido com elas!
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Metáfora do espelho
O psicanalista francês Jacques Lacan, que viveu no século 20, criou uma metáfora sobre a primeira fase de vida do bebe para mostrar o quanto a participação do outro é essencial. Lacan, diz que, ao colocar um espelho em frente a um bebe de 6 meses, ele pensa que se trata de outra pessoa. Por isso quer tocar e procura atrás do objeto. Por volta dos 10 meses, a criança se da conta de que aquilo é uma imagem, e não outro individuo. Mas é só com 1 ano e meio que ela se reconhece, se vê refletida, faz gracinhas. E isso também não é automático, acontece porque alguém muito especial está ali para apontar “Olhar, é você!”.
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Desenvolvimento do bebe
Três verbos que estão entre as mais importantes aquisições nos primeiros anos da vida de nossos filhos. Ao ficar em pé e se deslocar, uma infinidade de possibilidades se abre à criança. Ela “não precisa de ninguém mais” para ir e muitas vezes alcançar o que quer.
Ao dizer as primeiras palavras, inicia uma nova forma de comunicação com o que a cerca. Ao amar, ela aprende a se relacionar, a estabelecer vínculos. A aquisição do andar e do falar ocorre naturalmente, conforme os bebes se desenvolvem. Mas é claro que nos, querida mamães, podemos ajudar, colocando afeto e espontaneidade no dia a dia. Podemos dar a papinha de olho na TV ou contando a criança o que ela está saboreando Já quanto a amar, seu filho aprenderá se for amado. Como diz o filósofo André Comte-Sponville “como alguém que nunca foi amado saberia o que é amor”.
Andar
Segundo a psicanalista, mestre e doutora em desenvolvimento humano, Gislene Jardim, a relação de amor e confiança com os pais é o pilar que motiva o bebe a se colocar de pé e caminhar. A criança não anda de forma automática, ela o faz porque alguém espera isso dela, a chama para que se levante e caminhe. A confiança e o carinho pelo bebe é o que o motiva a superar os desafios e dar seus primeiros passos.
Porém, alem da motivação pelo amor, os pais podem ajudar seus filhos da seguinte maneira:
Oferecer um espaço adequado, se distanciar cerca de um metro e chama-la, podendo atraí-la também através de brinquedos. Se por acaso seu filho tropeçar ou derrubar algo, alerte-o de forma carinhos, para não assustar e atrasar seu desenvolvimento. Andar com um ano de idade é um parâmetro que pode variar de acordo com a genética da criança, o meio onde vive,e principalmente o carinho e estímulos que recebe.
Apesar de nao recomendado, o andador foi um otimo calmante e intreterimento pro Guilherme nos ultimos 4 meses. Ele lhe permitiu maior independencia para brincar, descobrir e nao impediu que o Gui aprendesse a se levantar e se equilibriar como faz hoje na sua fase de 10 meses. Procurando nao ficar anciosos, apenas estamos lhe ensinando e encorajando que é nosso papel.
Falar
O jeito que os pais falam com seu bebe, chamado de manhês, ajuda a criança a se desenvolver e a ensaiar as primeiras palavras.
Manhês, se refere ao falar mole, uma fala meio cantada, que os pais utilizam para se comunicar com seu filho, não de forma intencional, mas como afeto espontâneo. Inconscientemente, dessa maneira, os pais acabam pondo essa linguagem como um meio de demonstrar carinho e afeto, interferindo, de maneira positiva, no processo de aprendizado da oralidade da criança. Sem saber, através do manhê, os pais traduzem o amor e repertório intelectual em palavras. E esse conhecimento contribui para o desenvolvimento da criança.
Primeiro vem os gemidos, depois os sons aleatórios e as primeiras silabas repetidas, como mama, papa. Aos 2 anos, a criança compõe frases simples para, depois, falar com fluência, variando de criança para criança.
Incentive: insira seu filho em suas atividades rotineiras, sempre lhe descrevendo o que irão fazer, o que esta acontecendo. Cante e quando possível solicite sua ajuda. Conte histórias, canções, narre filmes e desenhos.
Amar
O verbo amar já foi explicado no primeiro post do blog:
O amor que a criança experimenta em casa a ensina a se relacionar com outras pessoas e a amá-las também. O amor que o pai e a mãe sentem, precede qualquer estímulo para amá-lo. E é esse sentimento que assegura a criança, à medida que ela cresce, o direito de testar os limites dentro de casa. As situações vividas em casa podem ser encaradas como um treino para a vida, pois a partir destas que a criança aprenderá como se relacionar com outras pessoas, um treino que não pode ser traduzido em palavras, pois não existe vocabulário suficiente para acolher todo o amor dos pais pelos filhos; dai a importancia de participar ativamente da vida da criança.
De acordo com o filosofo francês André Cmte- Sponville, desde bebês as crianças estão especialmente atentas à interação amorosa; dizer que ama não da conta de tudo: ter um filho é um aprendizado contínuo da criança e, ao mesmo tempo, do pai e da mãe; por tanto é preciso aprender a exprimir os próprios sentimentos.
É só por amor que os pais aceitam choro estridente e mesmo malcriações sem tamanho, mesmo que pareca um tanto assustador, estabelecer regras é uma das melhores coisas a ser feita para crianca, e é assim que seu filho vai entendendo por qual caminho deve seguir.
É dessa maneira que voce percebe o quanto pode ser maravilhoso ajudar um ser humano a crescer, em todos os sentidos.
É o amor que transforma voce e seu filho, por toda vida.
Ronco e sono agitado?
Depois de brincar o dia todo, a criança cai no sono e, de tão cansada, começa a roncar. Para muito pais, o ronco é um sinal de corpo esgotado o que é um engano.
A não ser que seu filho esteja gripado ou resfriado, o ronco e a respiração ofegante e sono agitado são sintomas que merecem uma investigação.
Crianças que roncam tendem a ficar sonolentas e irritadas, ter dor de cabeça e dificuldade para se concentrar, além de apresentar problemas no rendimento escolar. Se não for tratado, o ronco pode prejudicar inclusive o desenvolvimento físico e intelectual da criança.
Por isso, fique atento: se é esse o caso de seu filho leve-o a um otorrinolaringologista que irá te pedir exames que expliquem o motivo do ronco. As principais causas são as amídalas e a adenoide, que podem estar aumentadas, obstruindo as vias respiratórias; a obesidade; desvio do septo e hipotiroidismo.
Ajude seu bebe a dormir melhor
Limpe seu nariz e faça uma inalação com soro fisiológico, se a criança estiver gripada, resfriada ou com rinite.
Procure oferecer alimentos leves à noite. Dormir com o estomago cheio pode provocar mal-estar e atrapalhar ainda mais o sono.
Estimule-o a praticar uma atividade física e gastar energias durante o dia. O esporte melhora o sistema cardiorrespiratório, o que facilita a respiração durante a noite.
Bebe prontinho para sair
A cada troca de fraldas do bebe, que devem ocorrer ao menos oito vezes ao dia, passe algodão embebido em água morna e limpe toda a região genital, de baixo para cima, troque de algodão a cada passada.
Para evitar assaduras, troque de fralda sempre que o bebe estiver sujo. Se o bebe ficar assado, devido a irritação causada normalmente pelas fraldas plásticas, lave a região com água abundante e deixe a criança arejar a pele um tempo sem a fralda, consulte o pediatra para ver se há necessidade de pomada para tratamento de assaduras na região .
Vestindo o Bebe
Como o hipotálamo, que é a região que controla a temperatura do corpo, não se encontra completamente desenvolvido nos bebes, que eles acabam esfriando rapidamente. Por isso é preciso tomar cuidado para não deixar a criança mal agasalhado ou mesmo em agasalhada em excesso.
Baseie-se na sua própria temperatura para vesti-lo. Se por acaso sentir que o bebe está com os lábios e mãozinhas frias e arroxeadas, reforce o agasalho Se perceber que seu rosto ficou avermelhado e as dobras suadas, remova alguma peça de roupa e se possível lhe dê um banho morno.
Durante o dia, procure deixar o bebe em ambientes arejados, mas evite as correntes de ar.
Para evitar alergias, prefira as roupinhas de algodão.
Evite roupas de lã que podem concentrar umidade e ocasionar fungos na pele.
domingo, 23 de maio de 2010
Bebe sempre limpinho
Qual a forma ideal de limpar o seu bebe?
Segundo a especialista Maylu Barbosa Silva de Souza, enfermeira e professora de obstetrícia da Escola Técnica de Enfermagem em Itabuna (Etei – BA) é preferível fazer a limpeza específica de cada região do corpo, seguindo as especificações abaixo:
Olhos
Prefira limpar os olhinhos na hora do banho, com algodão embebecido com água morna ou soro fisiológico, utilizando um algodão para cada olho, no sentido pálpebra para os cantos.
Narinas
As secreções internas do nariz podem dificultar a respiração do bebe, portanto queridas mamães, fiquem atentas. Não coloque algodão nas narinas, a maneira correta de se higienizar é com cotonete ou gaze umedecida com soro fisiológico, porém de maneira superficial.
Orelhas
Lave-as durante o banho, apenas externamente. Após o banho, use uma fralda de pano para enxugá-las. Os cotonetes não devem ser utilizados dentro do ouvido, apenas nas dobras das orelhinhas.
Boca
A higiene oral deve pode ser feita com uma dedeira, gaze ou fralda umedecida com água filtrada. Deslizando suavemente, procurando lavar bem as gengivas, bochechas e língua. Em média duas vezes por dia ou de preferência após cada mamada.
Genitais
Devem ser limpos com algodão umedecido em água, no sentido de cima para baixo, evitando contaminação de fezes na região.
Unhas
Precisam ser cortadas com tesouras especificas de ponta arredondada ou a mamãe pode preferir lixa-la, delicadamente, de baixo para cima.
É importe manter as unhas do bebe sempre curtas, evitando que se arranhe ou se corte Prefira sempre deixá-las retas.
Mãos
Para evitar que o bebe se contamine levando mãos sujas a boca, as mãos devem estar sempre limpinhas (com água e sabão) . O mesmo vale para os pés.
Atenção aos sapinhos
O sapinho é uma contaminação ocasionada por fungos, devido à higiene precária dos objetos de uso do bebe, como chupetas e bicos.
Portanto, higienize-os sempre! Estando atenta as “natas” brancas que ficam na boca do bebe.
Em casos de dúvidas, consulte sempre o pediatra de seu bebe.
----------------------------------------------------
Queridas mamães
Existem alguns segredos para facilitar os banhos dos bebe.
* Em primeiro lugar, deixar sempre próximo a banheira todos os itens necessários: toalha, fralda, roupinha, produtos de higiene e brinquedos adequados, procurando criar com o banho uma experiência positiva para a criança.
* Retire pulseiras e anéis e procure manter as unhas curtas, evitando de que se machuque o bebe.
* Evite correntes de ar, fechando portas e janelas.
* Coloque água morna e não se esqueça de sempre medir a temperatura (com um termômetro de preferência) A temperatura ideal é entre 36º e 37º .
* Quando mergulhar o bebe na banheira, segure pelos ombros e pelos braçinhos.
* Ao retirar o bebe, cubra-o e em seguida seque todas as dobrinhas com uma fraldinha.
* Os banho devem ser diários, os melhores horários, segundo a enfermeira especialista, são entre as 11 e as 15 horas ou antes do beber dormir.
* A medida da água na banheira deve ser na altura do umbigo do bebe (cerca de 15 cm) .
* Lave sempre a banheira antes de utilizá-la usada.
* O banho não deve durar mais que 15 minutos.
* O talco deve ser evitado, pois pode ser aspirado pela criança.
sábado, 22 de maio de 2010
Segredo para ter um filho inteligente
Uma pesquisa da Universidade de Havard (EUA), mostra que a poluição estimula processos inflamatórios, causando danos ao cérebro.
O resultado é memória e inteligência prejudicada.
O contrário, segundo a mesma universidade, acontece com crianças que se alimentam com leite materno ou enriquecido, nas primeiras semanas de vida: elas apresentam maior QI quando adultos, porque os alimentos ingeridos pelo bebe, logo após o nascimento, afetam toda sua estrutura cerebral.
Perigos do mal uso de medicamentos nas crianças
A cena é bastante comum, a criança está com febre, nariz congestionado, dor de garganta e o pais correm para a caixa de medicamentos. Sacam de lá medicamentos para tentar aplacar os sintomas desagradáveis e torcem para que seu filo melhore rápido. A atitude pode ser considerada tanto positiva, quanto desastrosa. O adequado é a dose ter sido prescrita pelo pediatra.
Problemas do uso errado ou exagerado:
Analgésico: Usado sem prescrição, pode causar danos aos rins.
Antitérmico: Em excesso, pode trazer problemas ao fígado.
Bombinha para asma: Pode acelerar o coração da criança.
Xarope: Comprado sem prescrição médica, pode piorar o quadro. Se a criança precisa expectorar e toma um antitussígeno, não vai colocar nada para fora, por exemplo.
Antiinflamatório e antialérgico: Tem muitos efeitos colaterais. A superdosagem pode causar hipotermia (diminuição da temperatura do corpo), agitação, manchas na pele, irritabilidade, sonolência e em alguns casos alterações neurologicas. Também há risco de desenvolver piora clínica de manifestações alérgicas, como rinite e broncospasmo.
Antibiótico: O maior risco é dar a medicação errada e a doença se arrastar, atrasando o tratamento. Ou dar um antibiótico sem precisar, o que poderá fazer com que perca seu efeito quando for realmente necessário. O antibiótico pode acabar também causando diarréia na criança.
As medicações por meio de chá e ervas medicinais não são contra indicadas, pois em geral só tendem a fazer bem a saúde, porém, é bom lembrar que por mais experiencia que voce ou alguem próximo da familia tenha, ambos não são medicos! Os casos podem ser parecidos, mas cada caso merece uma análise e tratamento especifico, portanto procure sempre o pediatra de seu filho.
sexta-feira, 21 de maio de 2010
Sal e Açúcar para bebes
A principal regra é usar pouco sal, pois com as ervas já se é possível garantir o sabor. Vinagre, pimenta e curry não devem ser utilizados. As papinhas podem ser temperadas com cebola, alho, limao ou azeite. As salsinhas, cebolinha, salsão, manjericão, orégano e coentro pode ser utilizadas se for em pequenas quantidades, evitando assim comprometer o sabor natural da refeição.
Já as papinhas doces, não precisam de aromatizantes como açúcar, canela cravo ou mel. O açúcar deve ser evitado para os bebes, a curto prazo pode prejudicar a dentição, provocando cáries, principalmente se a boca do bebe não for higienizada corretamente. Em excesso e a longo prazo o açúcar favorece a obesidade e a diabetes (se houver histórico familiar). Não há necessidade de adicionar açúcar à alimentação da criança antes de um ano de idade e a partir de então seu consumo deve ser moderado.
Mel
Apesar de rico em nutrientes, o mel não é indicado para bebes menores de 1 ano. Nele existe uma bactéria (Clostridium botulinium causadora do botulismo) , resistente até mesmo ao processamento industrial, que pode fazer mal aos pequenos.
(Nutricionista Andréia Veiga – Pequenos Gourmets)
Ai vai uma dica, sem contra indicacao, ja acostume seu bebe com frutas, gostosas e doces naturalmente!
Cólicas
Cólicas são dores muito fortes, causadas pelo acúmulo de gases no aparelho gastrintestinal, ainda imatudo dos recém-nascidos. Por não estar totalmente adpatado, não consegue eliminar satisfatoriamente os gases acumulados em seu interior. A grande maioria dos bebes tem cólicas e elas cessam naturalmente após o 3º ou 4º mês de vida do bebe.
SINTOMAS
Os bebes apresentam choro intenso, alto e prolongado sem motivo aparente. A cólica geralmente piora no final da tarde ou inicio da noite.
Durante o período de crise, o bebe pode apresentar dificuldade em mamar e em dormir, podendo também eliminar gases e ficar muito irritado, provocando uma situação de stress nos familiares próximos. Porém, apesar de todo desconforto, trata-se de uma situação que não prejudica o crescimento do bebe.
O QUE FAZER
Se o bebe chorar muito, procure ter um acompanhamento com um pediatra. É importante descartar outras possibilidades que justifiquem o choro intenso Se chegar a conclusão que são realmente cólicas, poderá tomar as seguintes providencias:
Coloque o bebe de bruços e segure em sua barriguinha uma bolsa de água morna ou uma fralda passada com ferro quente, fazendo assim com que fique mais relaxado.
Faça ginástica de esticar e encolher as perninhas, assim como massagens no abdômen, assim auxilia a eliminar os gases.
Procure faze-lo arrotar a cada mamada, prevenindo a formação de gases.
quinta-feira, 20 de maio de 2010
Identificando o choro do bebe
Como as crianças não sabem falar, seu meio de comunicação está no choro, no sorriso, no olhar ou mesmo nos gestos. Cada um tem seus significados e a mãe, quando atenta, é capaz de identificá-los corretamente.
SONO
O choro quando estridente, intenso, constante e monótono pode significar sono Isso depende da agitação do bebe. Em alguns casos a criança não consegue dormir por ter passado um dia agitado, em ambientes diferentes ou simplismente por ter passado muito de seu horário habitual de dormir Nesse caso pegue a criança no colo, cante uma canção de ninar e procure andar bem devagar com o bebe.
DESCONFORTO
Choro mais suave e fraquinho é normalmente sinal de desconforto. Para amenizar, procure leva-lo ao colo e ainda faze-lo arrotar, caso seja indisposição estomacal.
DOR
Quando a criança está com dor, ela da um grito agudo, seguido de um pequeno intervalo. Logo após, inicia-se um choro intenso e forte, provavelmente acompanhado de gritos. A dor pode ter diversas origens Se não identificar algo simples leve-o ao médico.
PEDINDO ATENÇÃO
Este é um choro com apelo emocional, normalmente continuo e baixo, procurando por atenção ou colo. É importante que a mãe identifique se o bebe tem se sentido muito sozinho ou se tem se acostumado com muita atenção.
CHORO DE CÓLICA
Pode ocorrer várias vezes aleatórias durante o dia. A cólica é causada por movimentos intestinais devido a alimentação, podendo ocorrer sempre nos mesmos horários. Nesse caso o choro é intenso e pode durar bastante tempo.
CURIOSIDADE
* Você sabia que os recém nascidos não produzem lágrimas?
Isso porque seus canais lacrimais são muito eficientes na remoção do excesso de liquido das glândulas produtoras de lagrimas. Apenas a partir da terceira semana, você conseguirá ver seu bebe derramando alguma lágrima!
* Criança não sabe fazer birra até completar cerca de 1 ano. Portanto, assim que ouvir um chorinho, procure verificar as possíveis causas podendo ser: fome, fralda suja, mal-estar, frio, calor, irritação, sono ou mesmo tristeza.
*É normal que os bebes chorem com mais freqüência quando tem de seis a sete semanas e não se desespere, um quarto dos bebes tem períodos de choro constantes, sem razão aparente.
Fonte A Bíblia da gravidez Dr Wladimir Taborda e Dra Alice D’Agostini Deutsch.
A chegada de um bebê
O vinculo afetico entre pais e filho pode acontecer desde a concepção, quando os genitores formam imagens mentais da relação com o bebê. Desde já os pais já aprendem o amor, amam simplesmente porque ele está para chegar.
O amor que a criança experimenta em casa a ensina a se relacionar com outras pessoas e a amá-las também. O amor que o pai e a mãe sentem, precede qualquer estímulo para amá-lo. E é esse sentimento que assegura a criança, à medida que ela cresce, o direito de testar os limites dentro de casa. As situações vividas em casa podem ser encaradas como um treino para a vida, pois a partir destas que a criança aprenderá como se relacionar com outras pessoas, um treino que não pode ser traduzido em palavras, pois não existe vocabulário suficiente para acolher todo o amor dos pais pelos filhos; dai a importancia de participar ativamente da vida da criança.
De acordo com o filosofo francês André Cmte- Sponville, desde bebês as crianças estão especialmente atentas à interação amorosa; dizer que ama não da conta de tudo: ter um filho é um aprendizado contínuo da criança e, ao mesmo tempo, do pai e da mãe; por tanto é preciso aprender a exprimir os próprios sentimentos.
É só por amor que os pais aceitam choro estridente e mesmo malcriações sem tamanho, mesmo que pareca um tanto assustador, estabelecer regras é uma das melhores coisas a ser feita para crianca, e é assim que seu filho vai entendendo por qual caminho deve seguir.
É dessa maneira que voce percebe o quanto pode ser maravilhoso ajudar um ser humano a crescer, em todos os sentidos.
É o amor que transforma voce e seu filho, por toda vida.