Estimular o desenvolvimento de todas as potencialidades das crianças na sua fase de maior desenvolvimento cerebral, isto é, do nascimento aos três anos de idade, é a proposta que a escola AeD – Aprendizagem e Desenvolvimento trouxe para o Brasil há três anos. Com metodologia importada dos Estados Unidos e adaptada à realidade brasileira com a consultoria de uma instituição de investigação e desenvolvimento neurológico espanhola, a escola propõe aproveitar os "momentos certos", chamados janelas de oportunidades, para alavancar ao máximo as potencialidades de cada criança.
A capacidade intelectual de um bebê depende 70% da educação, dos estímulos recebidos nos primeiros anos de vida, e apenas 30% da herança genética, o potencial de desenvolvimento do cérebro pode chegar a 60% na faixa de zero a três anos e certas habilidades perdem-se se não forem devidamente aproveitadas nesse período.
A idéia segue como linha metodológica principal o desenvolvimento das faculdades intelectuais (motora, manual, lingüística, artística, matemática e musical) e as volitivas (valores morais) das crianças.bOs resultados, são maior inteligência lingüística (falar duas ou mais línguas), criatividade e iniciativa, auto-estima, facilidade para a prática de esportes, inteligência matemática e raciocínio lógico, liderança, musicalidade, curiosidade e prazer em aprender.
Estimulando seu bebê
Através de diferentes exercícios e jogos pedagógicos, será possível oferecer às crianças bem pequenas uma variada gama de estímulos sensoriais e motores. Entre os exemplos citados estão exercícios físicos em forma de circuito de obstáculos (em colchões), apresentação aos bebês de palavras, imagens e audições musicais, especialmente com música clássica.
É necessário valorizar a aquisição de hábitos de ordem, higiene, alimentação e sono, além de privilegiar atitudes de convivência, amizade, iniciativa e esforço. Assim, ajudamos a formar crianças com uma grande força de vontade, capazes de superarem frustrações e problemas em suas vidas de forma alegre e bem-humorada.
As mamães e papais devem procurar incentivar seus filhos praticando atividades em casa, paralelo aos da escola.
Desenvolvimento harmônico
O que estressa as crianças é a expectativa dos pais, quem realiza testes e cobranças em excesso pode levar os pequenos à perda de interesse. Ela destaca a importância do entusiasmo materno e paterno para aplicar o método e o respeito ao ritmo de cada criança. Propor atividades divertidas, evitar rótulos e comparações sobre o desempenho são algumas dicas. "Mas a base de todo o processo é o amor incondicional."
O desenvolvimento harmônico das habilidades da criança, acontece através de sinapses (conexões ou circuitos neurológicos formados a partir da estimulação dos neurônios). A alfabetização natural não é o principal objetivo, mas, sim, um sintoma do exercício da inteligência, de uma organização neurológica superior, que permitirá também habilidades de síntese, compreensão e resolução de problemas.
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário