segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Aprendendo a se comunicar com os meninos

A comunicação é essencial na vida!
No entanto, infelizmente, em toda sala de aula encontramos crianças que não lêem, não escrevem ou não falam bem; e claro, a maior porcentagem é refente aos MENINOS. Hoje em dia, isso é enclarecido pelo fato de que o cérebro dos meninos não é tão bem organizado para a linguagem quanto o das meninas...
Mas, há muito o que ser feito queridas mamães..
Se voce quizer evitar que seu menino(a) tenha problemas de linguagem ou de aprendizagem, pode seguir algumas dicas da neurocientista Dra. Jenny Harasty e sua equipe, que apartir de uma pesquisa, procuraram entender os disturbios da comunicação; e descobriram que o sexo masculino processa a linguagem 20 a 30% inferior ao das meninas. Nao se sabe ainda ao certo se os meninos ja nascem assim ou se isso acontece por que as meninas tendem a usar mais essa região; porém, idependente da causa, a boa notícia é que o cerebro infantil é muito sensivel a experiencias de aprendizagem, que no caso da linguagem tem como idade ideal de aprendizado a faixa de 0 a 8 anos; quanto mais velho, mais dificil mudar as conexões primitivas do cerebro.
Portanto queridas mamães, mãos a obra:

1. Puxe pela fala! um passo de cada vez ...
As criancas adquirem a linguagem falada etapa passo a passo. Antes de completar um ano, os bebes comecam a babulciar e gesticular entusiasticamente, sinalizando que estao prontos apra aprender a comunicação verbal... é o momento de começar a ensinar algumas palavras!
- Com um bebe que balbucia, repita a palavra que você acha que ele está tentando falar. Se o bebe faz "gugu, dagu" e aponta para o patinho de borracha, você diz " o patinho, o patinho do João". Ele logo estará dizendo patinho também...
- Quando a criança já é um pouquinho maior e fala palavras isoladas, como "Leite", você completa com uma ou mais palavras, como "caneca de leite". Isso faz com que ela passe a juntar palavras, e assim por diante...
- A crianca que já fala grupos de duas ou três palavras pode progredir imitando as frases inteiras que ouve. Se ela diz, por exemplo, "GAvin caminhão", você responde "Gavin quer o caminhão? Aqui está o caminhão do Gavin" E assim por diante....
Em resumo, a criança aprende melhor se você querida mamãe, responder a ela uma etapa a frente do estágio em que ela está; e pode ter certeza que ele irá adorar essa brincadeira, pois todo ser humano gosta de se comunicar.

2. Sempre que tiver oportunidade, dê explicações à criança
Essa é uma idéia muityo útil para quando você está fazendo coisas rotineiras em companhia da criança -viajando, cuidando da casa, passenaod. COnverse, explqiue, responde às perguntas. Surpreendentemente, alguns pais muito amorosos, que cuidam bem de seus filhos, parecem não perceber que o cerebro de suas crianças cresce com conversação! Não se acanhe! Explique, conte casos, converse!
Por exemplo: "Está vendo isso aqui? Serve para ligar o limpador. É ele que tira a água da chuva do para-brisa"; "Este aspirador de pó faz um bocado de vento. Ele suga o ar e manda a poeira para o saco; quer experimentar?".
Esse tipo de conversa - desde que voce nao exagere e aborreça a criança - faz mais pelo cérebor do seu filho do que qualquer escola cara mais tarde.

3. Desde muito cedo, leia para seu filho
Mesmo que o bebe tenha menos de um ano de idade, voces já podem se divertir juntos com os livros -especialmente aqueles que usam rimas e repetições, como "Pirulito que bate, abte", "Rema, rema remador". Assim, ele aprende a gostar dos livros, das gravuras, e do som da sua voz. Querida mamãe, voce pode inclusive exagerar um pouco, fazendo vozes engracadas e dramatizando. Faça isso na hora de dormir, colocando a criança no colo, ou deitando a seu lado na cama.
Depois, quando a criança já estiver familiarizada com sua histórias favoritas, você pode brincar de "adivinhação": "e ai o gatinho fez......" esperando que a criança complete a história: "Miauu"...
Prever o que vai acontecer, é uma parte importante da leitura. Bons leitores antecipam a palavra que vem a seguir...

Lembre-se: sempre que brincar com a criança de jogos de aprendizagem, o truque é divertir, fazê-la "expandir" a mente; ela vai adorar....
Toda criança se beneficia de jogos de aprendizagem, mas para os meninos, é uma medida preventiva, porque eles são predispostos a ter uma linguagem mais pobre se não forem estimulados. E além de tudo, para ambos será divertido!

A DRA Jenny Harasty aconselha: se você se preocupa com o desenvolvim,ento da fala e da linguagem do seu menino, se acha que ele nãoe stá falando tão bem quanto deveria, confie na intuição: converse com um especialista.